No dia 18 de Maio, no salão da Igreja Santa Cruz, aconteceu uma das mais saborosa noite da cidade, a Noite Italiana é o jantar mais tradicional da comunidade de Santa Cruz de Araraquara/ SP. Um jantar temático com o melhor da gastronomia italiana e principalmente a união de todos nos trabalhos e da confraternização comunitária.

 

IMG-20190523-WA0002.jpg
IMG-20190523-WA0006.jpg

Igreja Santa Cruz na Romaria Nacional da Juventude 2019 no Santuário Nacional.

Aconteceu no dia 27 de abril. Nossos jovens estiveram lá e se encantaram com tanta beleza e alegria. Com Deus tudo se torna festa, tudo é justo, tudo é bom. Com a Mãe de Jesus tudo se torna abraço, encontro e paz. Ela convence a gente que Jesus tudo faz. Com o tema “Maria: Paixão pela vida e pelo Senhor da vida” a Romaria aconteceu convocando os jovens de todo o Brasil para o encontro de amor e acolhida. A maioria dos Jovens de Araraquara que estiveram por lá faz parte do Grupo de Jovens Hacoré, este se reúne todos os domingos no salão paroquial das 17 às 19hs. A romaria é realizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB (CEPJ) em parceria com o Santuário Nacional. Os jovens de Araraquara saíram na sexta dia 26 por volta da meia noite e chegaram em Aparecida as seis horas da manhã. Fizeram a inscrição no pátio do Santuário e em seguida participaram do terço no subsolo da Basílica transmitido ao vivo pela TV Aparecida. O último horário da programação ofereceu o Lual no pátio externo ao lado do presépio as 20hs. O retorno para Araraquara ficou marcado para as 21hs. Nossos jovens chegaram em Araraquara as três horas da madrugada. Chegaram felizes e decididos a participarem novamente em 2020.

A Vigília de Páscoa, também chamado de Vigília Pascal ou a Grande Vigília, é a celebração mais importante do calendário litúrgico cristão, tanto que recebe o título de Mãe de todas as vígilias, por ser a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus. Historicamente, é durante essa celebração que as pessoas (especialmente adultos) são batizados e adultos catecúmenos são recebidos em plena comunhão com a Igreja. É realizada nas horas de escuridão entre pôr-do-sol no Sábado Santo e o amanhecer da Páscoa. É marcada pela primeira entoação desde o início da Quaresma do Glória e do Aleluia, uma característica litúrgica do Tempo Pascal.

 

As celebrações da Semana Santa em Araraquara prosseguiram durante a noite da Sexta-feira Santa, dia 19 de abril, com a Procissão do Senhor Morto, que saiu da Matriz de São Bento, por volta das 19h00. Muitos fiéis acompanharam a procissão até a igreja Santa Cruz onde o Padre João Batista refletir o sentindo da Paixão de Cristo.

 

O ponto alto da Sexta-feira Santa é a celebração das 15 horas, horário em que Jesus foi morto. É a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor. Ela consta de três partes: liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística. Nas leituras, meditamos a Paixão do Senhor, narrada pelo evangelista São João (cap. 18), mas também, prevista pelos profetas que anunciaram os sofrimentos do Servo de Javé. Isaías (52,13-53) coloca, diante de nossos olhos, “o Homem das dores”, “desprezado como o último dos mortais”, “ferido por causa dos nossos pecados, esmagado por causa de nossos crimes”. Deus morreu por nós em forma humana.

 

Missa da Ceia do Senhor e Lava Pés

A Celebração reuniu centenas de fiéis na Igreja Santa Cruz. Neste dia a Igreja celebra a instituição da Eucaristia relembrando o momento da última ceia de Jesus com os seus discípulos. A Missa marca o início do Tríduo Pascal.

Padre João Batista presidiu a celebração e afirmou que a Eucaristia é fundamental para os Cristãos que desejam viver a unidade proposta pelo Senhor. Na Missa também é revivido o gesto do Lava Pés, fazendo memória ao gesto de Jesus, que lavou os pés dos discípulos. O Padre João Batista lavou os pés de 12 homens jovens que participam na catequese da crisma. “Ao lavar os pés dos irmãos nós queremos mostrar que de nada adianta estar neste mundo se não for para servir, servir ao próximo, ao irmão. Estamos aqui para servir, e servir como nosso Senhor nos ensinou”, afirmou.

Após a Santa Missa os fiéis foram convidados a vivenciar a Vigília Eucarística, momento de contemplação e adoração ao Santíssimo Sacramento. O momento se estendeu até as 00h.

Nesta Noite de Quarta-Feira Santa nossa Paróquia de São Bento, promoveu a Procissão do Encontro entre Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos.

Entenda melhor sobre a Procissão do Encontro:
As mulheres fazem uma procissão carregando a imagem de Nossa Senhora das Dores, com cantos penitenciais, com as figuras bíblicas das mulheres piedosas, como Verônica, que teria enxugado o rosto de Jesus com a toalha, na qual ficou estampada a sua face; Maria Madalena e outras mulheres que acompanharam a caminhada de Jesus para o Calvário.
Outra procissão é feita pelos homens, que carregam a imagem do Senhor dos Passos, figura de Jesus Cristo coroado de espinhos, carregando uma cruz. Em frente da Igreja de São Bento aconteceu o encontro das procissões e das imagens. Nesse encontro relatam-se as cenas que recordam o que aconteceu na Sexta-feira Santa e pode ser feito apelo à conversão, recordando à dramática dor de Nossa Senhora e das Dores e o sofrimento de Jesus, sua condenação, Paixão, crucificação e morte na cruz. Eis o sentido do que significa “viver a procissão do encontro na Semana Santa”: é celebrar as dores e tristezas das pessoas, das comunidades e da sociedade entre acontecimentos que marcam a vida do povo, vivendo com Cristo que supera todas as dores.

 

Presidida pelos Padres João Batista, Francisco Peixoto e José Bertanha , a Missa da Saúde favorece especialmente aos enfermos em um momento eucarístico que promove uma grande corrente de oração e solidariedade com aqueles que sofrem e padecem com a dor, a fragilidade, a angustia e o medo causados pela enfermidade. É um momento muito forte para sentir e experimentar a presença de Cristo.

 

SignificadoDomingoRamos_180316.jpg

No Domingo de Ramos, celebra-se a entrada solene de Jesus em Jerusalém, que marca o começo da Semana Santa e prepara os cristãos para reviver a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Os ramos, abençoados nesse dia, são o sinal da vitória da vida sobre a morte e o pecado.

 

Os ministros da eucaristia e os Leigos Redentoristas da Comunidade Santa Cruz participaram no domingo (31/03) do retiro quaresmal no Santuário Mãe Rainha, mais de quarenta ministros e  leigos participaram e tiraram desse retiro boas experiencias. O retiro começou as 7h da manhã e seguiu até a tarde os participantes puderam almoçar e participar de palestras. O Pe. João Barista, quem dirigiu o retiro e acompanhou.

 

WhatsApp Image 2019-03-30 at 23.44.45.jpeg
luau da misericordia.png

Aconteceu no dia 30 de Março o Luau da Misericórdia, na Igreja Santa Cruz e reuniu cerca de 150 jovens.

Através do louvor, oração, missa e momentos de Adoração, os jovens encontraram um ambiente propício para aprofundarem na intimidade com Deus no jeito jovem. Na simplicidade e descontração os jovens animaram a noite de sábado. A realização do evento contou com a alegria da Comunidade Shalon, a animação juvenil do Hácore e a criativiade do Gerado da Imaculada, foi uma união que deu certo e já estamos pensando em outro movimento para a juventude.

WhatsApp Image 2019-03-25 at 20.24.49.jpeg

Na última sexta-feira e sábado, dias 29 e 30 de março, ocorreu a iniciativa "24 horas para o Senhor", convocada pelo Papa Francisco. “Como seria importante que também as nossas igrejas, nesta ocasião particular, estivessem abertas continuamente” para que os fiéis peçam a misericórdia de Deus e a acolham no sacramento do perdão, disse o Santo Padre na audiência geral desta semana.

As “24 horas para o Senhor”, iniciativa promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, surgiram em Roma, há seis anos, mas rapidamente ganharam relevo mundial. A iniciativa pretende unir espiritualmente as Igrejas espalhadas pelos cinco continentes ao Santo Padre, proporcionando a todos a possibilidade de fazer uma experiência pessoal da infinita misericórdia de Deus.

A frase do Evangelho de São João “Nem eu te condeno” (Jo 8, 11) – o tema deste ano – propõe “contemplar a imagem de Jesus que, ao contrário da multidão reunida para julgar e condenar, oferece a sua infinita misericórdia, como uma oportunidade para acolher a graça e uma vida nova".

Na Carta Apostólica Misericórdia e Miséria, o Papa Francisco defende que "o sacramento da Reconciliação deve reencontrar o seu lugar central na vida cristã". A iniciativa “24 horas para o Senhor”, celebrada nas dioceses de todo o mundo, nos dias que precedem a IV Domingo da Quaresma, “continua a ser um forte apelo pastoral para viver intensamente o sacramento da Confissão”, refere o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

No último domingo recebemos a visita de Dom Eduardo, Bispo auxiliar da Diocese de São Carlos. Foi um momento de alegria e de acolhida que sentiram todos da comunidade de Santa Cruz.

 

WhatsApp Image 2019-03-01 at 15.11.21.jpeg
WhatsApp Image 2019-03-19 at 09.40.08.jpeg

Mensagem do Padre Superior Geral

para a festa de S. Clemente Maria Hofbauer

 

15 de março de 2019

“Pregar o Evangelho de modo sempre novo”

 

Caros Confrades, Irmãs, Associados e amigos,

 

Ao nos aproximarmos das reuniões da metade do Sexênio, e da aprovação dos Planos Apostólicos e de Reestruturação de cada Conferência, a história de S. Clemente Maria Hofbauer oferece-nos grande esperança e notáveis inspirações sobre os caminhos nos quais Deus chama as pessoas a participar da vocação missionária de nossa Congregação.

 

Clemente Hofbauer tinha quase 33 anos de idade quando foi aceito no noviciado redentorista junto com seu amigo Tadeu Hübl. Embora ele tivesse um forte sentimento da vocação para a vida missionária e para o sacerdócio, vários obstáculos frustravam suas esperanças de realizar esse sonho. Não obstante, Clemente não cessou de buscar um caminho para responder ao que ele experimentava como sendo o chamado de Deus. Estudou teologia em Viena, viveu um período como eremita e catequista em Tívoli, leu livros de espiritualidade (inclusive algumas obras de Afonso de Ligório), empenhou-se numa profunda vida de oração, e fez uma peregrinação a Roma. Aí ele encontrou os Missionários Redentoristas trabalhando na igreja de S. Julião e pediu para ser admitido na Congregação.

Sua notável história não acaba aqui! De fato, isto foi apenas o começo. Menos de um ano depois de sua Profissão como Missionários Redentoristas, Clemente e Tadeu atravessaram de novo os Alpes para levar a Congregação do SS. Redentor a novos países e para responder a novas necessidades missionárias. Menos de dois anos depois, estabeleceram em Varsóvia a primeira casa redentorista fora da Itália. O dinamismo missionário de Clemente transformou a pequena igreja de S. Beno num centro pastoral que atraía milhares de pessoas. Jovens ingressaram na Congregação, novas fundações foram surgindo, um apostolado social foi implantado, e novas maneiras de evangelizar foram incentivadas. Ele costumava repetir: “O Evangelho deve ser pregado de modo sempre novo, em cada época e geração, numa linguagem que o povo simples possa entender.” Essas palavras continuam a nos inspirar enquanto pedimos a Deus para revitalizar hoje nossa Vita Apostólica e nosso carisma missionário!

 

Quarta feira, Dia de novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, igreja lotada para louvar e agradecer as graças recebecida por intermédio da Mãe do Amor. Em Comunidade também celebramos a missa das Cinzas e abertura da CF 2019.

 

No último dia 23 de feveireiro aconteceu a missa de abertura da catequese 2019, a mesma foi celebrada pelo Pe. Vicente André, o qual compartinhou a mensagem e as fotos conosco.

 

Nos últimos meses, as ENS do mundo todo se prepararam para o dia de hoje - 80 anos da primeira reunião de equipe, do sopro do Espírito Santo sobre aqueles 4 casais e o Pe Caffarel, que nos trouxe até aqui.
Os equipistas do Brasil, com toda sua criatividade e diversidade, estarão reunidos hoje, em todos os rincões de nosso imenso país, fazendo memória desse momento histórico.

Aqui em Araraquara celebramos juntos com a comunidade esse momento festivo na vida fraterna na Equipe. Parabéns para todos nós e que Deus continue nos abençoando no seguimento dessa proposta de vida e busca da santidade.